quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EMEF CONSTANTINO JOSÉ VIEIRA: PERSPECTIVA INCLUSIVA

Segundo à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2006 p. 09), que acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.
O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. 
Nesse contexto, a EMEF " Constantino José Vieira", percebendo que a educação de Jovens e Adultos é ancorada por diversos documentos que regulamentam e definem a sua estruturação, bem como, a sua efetivação na prática pedagógica, a equipe da Educação Especial juntamente com a equipe escolar elaboraram o projeto "No mar da diversidade somos todos navegantes...", tendo em foco a inclusão dos jovens e adultos com necessidades educacionais , pois os mesmos tem direito a uma educação de qualidade, isto é, uma formação reflexiva e critica, que atenda suas especificidades e lhes possibilitem conhecer e praticar cada vez mais de um cidadão na sociedade.

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